ENTREGA DE CERTIFICADO – “CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CUIDADOR DE IDOSO”

O envelhecimento pode facilitar o surgimento de deficiência física, intelectual ou sensorial, já que a deterioração de alguns sistemas corporais como o visual e o auditivo, o sistema musculoesquelético e, ainda, o sistema nervoso levam a deficiências que costumam reduzir a qualidade de vida do indivíduo, facilitar o surgimento de doenças e, até mesmo, contribuir para a redução do número de anos vividos. As desvantagens visuais e auditivas, bem como em relação à força muscular e reflexos de equilíbrio que as pessoas idosas possuem em relação às mais jovens, podem ser causa de isolamento social e dependência.
A partir destas considerações e preocupados com a qualidade de vida de nossos idosos, o CRAS em parceria com a Prefeitura Municipal de Lucianópolis realizou a entrega de certificados para os participantes do “Curso de Cuidador” de Idosos que visa orientar todos aqueles que têm sob sua responsabilidade o cuidado de alguma pessoa com incapacidade ou deficiência. Busca, portanto, propiciar maior segurança nas ações prestadas e, ainda, orientar os cuidadores para a prática do autocuidado.
O objetivo foi promover qualificação profissional que instrumente os indivíduos para ingressarem no mercado de trabalho no papel de cuidadores de idosos, constituindo um novo recorte profissional que leve em conta a especificidade da velhice, considerando as ressonâncias do envelhecimento fisiológico, das patologias que podem acompanhá-los e das respostas sociais que determinam atividades de acolhimento e qualidade de vida.
Foram vinte vagas oferecidas para os cuidadores e/ou familiares dos idosos que frequentam o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e as vagas que sobraram foram oferecidas para comunidade. O curso teve a duração de cinco dias totalizando 20 h, sendo 04 aulas teóricas e 01 técnica e atividade prática.